Como criar um bom nome para sua empresa

Ter um diferencial e impactar seu público alvo era mais simples em um Mato Grosso do Sul com poucas ruas e poucos competidores, onde os empreendedores se conheciam pelo nome. Criar um bom nome para uma empresa e se fixar na memória dos clientes deixou de ser uma tarefa fácil.

Pensando neste desafio, conversamos com o redator publicitário e professor da Universidade Católica Dom Bosco , Ado Biagi, que nos trouxe oito dicas importantes para quem quer começar sua empresa com um grande diferencial:

1- Ler. Obviamente a primeira dica que posso dar a todo redator é que sem o gosto pela leitura a bagagem literária diminui e, portanto a associação ou jogo de palavras que se pode fazer também cai drasticamente.

2 – Conheça o produto e estude o produto do seu cliente a fundo. Conheça os detalhes, o método de fabricação, cada passo necessário desde a empresa até a chegada nas mãos do consumidor. O nome disso é briefing. Não existe trabalho ruim, existe trabalho mal “brifado”.

3 – Mantenha-se simples. Nomes complexos ou exagerados tendem a tirar o foco da empresa. O nome deve ser simples para ser memorável.

4- Cada caso é um caso. Se sua empresa vende perfumes, certamente nomes estrangeiros serão bem aceitos, mas se vende materiais de construção procure manter a simplicidade. Você pode ainda pesquisar palavras em línguas estrangeiras ligadas as características do produto, utilizando prefixos gregos ou latinos. Como disse, cada caso é um caso.

5 – Evite combinações ou utilizar o nome de parentes e/ou da família. Certamente já passou pela cabeça do seu cliente fazer isso. Mas utilizar um nome ou sobrenome depende muito do mesmo.

6 – Defenda. Não basta apenas enviar uma lista de nomes. É necessário que o cliente saiba de onde você os tirou e porque fazem parte daquela lista. Portanto, defenda e argumente todos os nomes em que você trabalhou.

7 – Antes de enviar uma relação de nomes para seu cliente, pesquise a existência de empresas do mesmo ramo. Procure um órgão de marcas e patentes e pesquise se já existe alguma empresa com os nomes que produziu. Isso pode evitar problemas futuros, como seu cliente amar um nome e ter uma empresa na mesma cidade que já o possui.

8 – Registre. Após a aprovação a primeira providência é registrar o nome escolhido. Não é caro e pode fazer a diferença no futuro para que depois de anos consolidando seu nome você não precise mudá-lo porque alguém registrou primeiro.

Case

Frederico Ribamar, publicitário e diretor da agência Latina Novo Engenho, destaca que identificar o seu público é um dos pontos principais para criar um bom nome. “Tivemos que criar um nome pra um bar de Campo Grande que trabalharia com públicos diferentes, com variedade de bebidas para os jovens e pratos refinados para os mais velhos. Optamos por “Pluebos”, pois acreditamos que este nome envolve todo o nosso público”

O publicitário também defende que por um bom tempo usar sobrenome na empresa deu muito sorte, como a Casa José Abraão em Campo Grande. “Como tudo está globalizado, um bom nome e a necessidade de se contratar uma agência para fazer este trabalho é evidente” conclui Frederico.
Fonte: Estação Sebrae Online
Foto: SXC.

About these ads

9 comentários

  1. Mais importante que registrar o nome é acompanhar o processo no site do INPI, que aliás é muito ruim. Leva uns seis meses só para a sua marca ser publicada na revista do INPI – uma espécie de Diário Oficial – para saber se os técnicos aprovaram o básico para iniciar o processo de registro. Depois leva mais uns 2 anos até a aprovação total. O problema é que você tem que “ler” mais de uma centena de páginas toda a semana para ver se houve alguma oposição à sua marca, e ninguém te avisa.

    Tenho vários clientes em todo o Brasil para os quais eu criei nomes e tenho que ler a revista do INPI todos os dias porque não tem como ler tudo em um único dia.

    Curtir isso

  2. Boa tarde, li os textos, mas estou sem ideia para criação de um nome para minha nova empresa. Você teria uma sugestão?

    Curtir isso

  3. Oi bom dia estou tentando achar um nome para minha pequena empresa mas estou sem ideia estou com duas maquinas uma para estampar roupas e outra para fabricar chinelos gostaria que me ajudassem desde já agradeço a atenção.

    Curtir isso

  4. Concordo que uma agência focada em Naming é interessante para se criar um bom nome. Os pontos listados nas dicas foram bem explanados.

    Um abraço e obrigaod pelo artigo

    Curtir isso

  5. Isto é apenas um dos quisitos necessários para o sucesso da empresa e do empreendedor.

    Curtir isso

  6. As dificuldades começam pelo nome, depois tem a logomarca, a identidade visual… depois o panfleto, a propaganda… por isso é super importante o trabalho da agencia de publicidade ou pelo menos de um profissional de publicidade experiente para desenvolver a identidade visual e as propagandas de forma estratégica e adequada ao publico-alvo da empresa.
    Deve-ser ter muito cuidado com o tradicional “eu conheço o sobrinho da prima do meu vizinho, de 12 anos, que é bom em desenho e saber mexer no computador”.

    Curtir isso

  7. Acredito que todos que trabalham na área de criação, já se depararam com a enorme dificuldade de se criar um nome para marca. Nada como escolher uma boa agência para essa árdua tarefa.

    Obrigado pelas dicas, serão de grande valia.

    Curtir isso

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s