Startups são modelo de agilidade, produtividade e crescimento em todo o Brasil

Pensar no mundo empresarial de hoje é pensar, em primeiro plano, no fluxo de mudanças que ocorrem todos os dias. Novas questões e desafios imploram por novos modelos de gestão e um deles se chama startup. À primeira vista pode parecer um termo novo mas, com certeza, você já ouviu falar de empresas que adotaram esse modelo há muito tempo como a Apple, Yahoo, Firefox, Facebook e o recente exemplo brasileiro, Peixe Urbano.

Em Campo Grande, a startup Jera Software é especializada em desenvolver softwares e aplicativos sobre demanda, além de desenvolver produtos próprios como o Gasosa, um aplicativo para celular que te ajuda a calcular se você deve usar etanol ou gasolina na hora de abastecer o carro.

A empresa começou em julho de 2010 com cinco funcionários e hoje, além de Campo Grande, já atende clientes em São Paulo. Bruno Fernandes, 23 anos, é um dos sócios e conta que a empresa dispõe de vídeo-games a instrumentos musicais para os funcionários se divertirem no final do expediente. Ele explica ainda que a metodologia de trabalho também é diferenciada, focada em agilidade e projetos de escopo aberto.

“Como somos cinco programadores, todos estão no mesmo nível hierárquico, respeitando a individualidade e especialidade de cada sócio, uns se dão melhor na área comercial e outros na parte de códigos. Reunimos pessoas que realmente vão fazer ideias e produtos se desenvolverem, diferente das empresas normais que possuem o setor de RH, setor financeiro, e toda aquela burocracia para funcionar. Essa é a diferença do modelo de startup para as outras empresas, fica mais fácil de conduzir as mudanças aparecem durante o negócio” comenta Bruno.

Mas afinal, o que define uma startup? 

Segundo o site Aceleradora, referência sobre a área no Brasil, “uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza”. Repetitível e escalável são duas chaves para este modelo, pois significa crescer cada vez mais com um produto da mesma qualidade em grande escala, mas com custos baixos.

No Brasil, é possível acompanhar o mercado de startups por meio do blog www.startupi.com.br que além de reunir notícias e análises, criou um mapa para organizar as startups brasileiras por localidade.

Agilidade, produtividade e crescimento são sinônimos de uma startup, que não se restringe apenas às empresas que trabalham com internet, mas nascem nesses meios pois é muito mais barato criar e expandir uma empresa de softwares do que uma de agronegócios, por exemplo. Um caminho para os empreendedores de áreas diversas é aprender com a cultura das startups e aplicar este espírito dinâmico em busca de resultados.

Acompanhe para saber mais sobre startups:

http://www.startupi.com.br

http://startupmeetup.com.br/

http://aceleradora.net/

http://resultson.com.br/

Fonte: Estação Sebrae Online
Foto: Daniel Belalian

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s