10 frases preguiçosas que os empreendedores devem evitar

Existem algumas atitudes e frases que devem ser evitadas, já que demonstram uma postura preguiçosa, além de serem carregadas de um ponto de vista clichê. Confira 10 frases deste tipo e busque se corrigir, caso costume cometer algum destes erros.

1. “Quem trabalha com a cabeça não precisa fazer esforço”
É verdade que é preciso usar a cabeça, pois um trabalho pensado sempre gera bons resultados e pode evitar muito esforço. Mas também é importante assumir que, de vez em quando, você não terá outra alternativa a não ser pegar no batente. Então, se for necessário desempenhar um trabalho pesado, faça-o sem pestanejar.

2. “Não existe ‘EU’, quando se trabalha em grupo”
É claro que existe. Um erro comum de quem trabalha em grupo é pensar que este tipo de atuação dispensa a individualidade. Os melhores times, porém, são aqueles que contam com membros diferentes entre si, cada qual com sua habilidade, talento e perspectiva. Se você quer que um grupo trabalhe melhor e traga mais resultados, faça com que todos compreendam não apenas os objetivos do time, mas também as metas pessoais de cada um.

3. “Se não deu certo, então não era para ser”
Não. Se não deu certo, então algo saiu errado, e o destino não tem nada a ver com isso. Além disso, este tipo de frase faz com que a responsabilidade seja depositada em outro lugar. O correto é assumir o erro, aprender com ele e tomar medidas imediatas para evitá-lo da próxima vez.

4. “O que vou dizer não vai te agradar”
Então não diga. Já é bastante ruim receber uma notícia negativa sem ter que ficar sofrendo por antecipação. Por isso, não fique com rodeios: vá direto ao assunto, de forma cautelosa e sóbria. Se é algo relacionado a uma decisão tomada, explique seus motivos com lógica e seriedade.

5. “A verdade está nos olhos de quem vê”
Sim, é verdade que a percepção da verdade muda conforme o ponto de vista de cada um. No entanto, se é importante para seus negócios que os outros vejam a verdade como ela é para você, esforce-se para que isso aconteça.

6. “Nós queremos seu feedback”
Aí está uma frase muito comum em empresas, sites, entrevistas, propagandas. Se você realmente quer um feedback, não seja passivo. Vá atrás, participe da discussão, pergunte diretamente ao público. Pergunte de forma clara, instigue a discussão.

7. “Fazer agora e se desculpar depois”
Ao contrário do que parece, esta não é uma atitude corajosa, de quem busca correr riscos. Isso é indulgência. Se ninguém concorda com suas ideias, explique-as bem e pergunte os motivos para a recusa. Assim você terá maior bagagem para saber se é prudente executá-la.

8. “O erro não é uma opção”
Este é um erro cometido por “líderes” frustrados, que tomam uma decisão e não querem ouvir discussões sobre o assunto. Sempre há a possibilidade de algo dar errado. Isso não vai mudar só porque você está dizendo. Revise os planos para evitar a margem de falhas e se prepare para o caso de algo não sair como o planejado.

9. “Não vamos reinventar a roda”
Se você pode melhorar, evoluir e inovar, por qual motivo prefere continuar com a segurança do antigo? Isso sim é correr os riscos necessários, os que dão margem ao sucesso.

10. “Isso é o que é. Eu sou assim mesmo”
Mais exemplos de frases que demonstram a preguiça de quem não quer ousar. Tente moldar o que é, e a chance de conseguir algo novo e bom é alta.

Adaptado de texto de Jeff Haden, publicado originalmente na Inc.com.

Fonte: Jornal do Empreendedor

Anúncios

3 comentários

  1. Muito importante, procurar melhorar a cada dia é sinônimo de grandeza e sabedoria.
    Este texto remete justamente isso,a falta de conhecimento ao poucos precisa ser extinta.

    Curtir

  2. ótima texto para se ler em uma segunda-feira pela manhã, no começo da semana cheia de afazeres. Vou evitar as frase e assim, evitar um mantra negativo e pensar posivito. E viva segunda-feira.

    Curtir

  3. Com humildade é preciso reaprender a aprender, nesse mote, todos nós necessitamos de estar atentos e reciclar com as necessidades clássicas de que o outro dia é e será melhor, já que o passado registramos uma lição.

    Nilson Antonio Ribeiro
    auditor Contador CRC.SP n.109448/0-3 e Adm. de Empresas CRA.SP n.18844
    Campo Grande, MS . Brazil

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s