Microfranquias são oportunidades de negócios na área de serviços

Como pedagoga, Tatiane aposta na franquia de educação

Como pedagoga, Tatiane aposta na franquia de educação

As microfranquias se apresentam como uma opção de negócios para investimentos iniciais entre R$15 mil e R$30 mil, entre taxas, instalação e capital de giro. Abrangendo principalmente o setor de serviços, elas estão presentes em diversos segmentos como turismo, educação, informática e suporte de tecnologia da informação e comunicação (TIC), estética, limpeza e manutenção, capacitação e recursos humanos, seguro e publicidade.

Para a analista da unidade de orientação empresarial do Sebrae-MS, Lucielle Gomes de Miranda de Lima, as microfranquias são boas oportunidades de negócios, mas os empreendedores devem seguir as mesmas recomendações para quem abre um negócio próprio. “Independente do capital a ser investido, o empreendedor deve elaborar o Plano de Negócios e estruturar um modelo de negócios”.

Para o futuro empreendedor, vale observar o porte da franquia, o que oferece ao franqueado, os tipos de treinamentos e de suporte inclusos além dos custos fixos à franquia, que geralmente abrangem os royalties e o fundo de propaganda.

A franqueada da Tutores, serviço de reforço e acompanhamento escolar, Tatiane Maranhão, valiou ainda a aceitação da franquia no mercado, os prêmios recebidos, e a política de pagamento de royalties. “A franquia possui um sistema estruturado que me possibilitou começar a trabalhar em algo previamente testado e a um custo baixo”.

Além das informações técnicas, o empreendedor deve verificar a reputação da franquia, as cláusulas do contrato e a previsão de retorno do investimento. “O investimento é que evidencia a complexidade do empreendimento e suas diferentes exigências”, destaca Lucielle.

No caso da Tutores, a franquia oferece suporte operacional das equipes de tecnologia e marketing, materiais administrativos e publicitários, treinamento para a abertura da unidade, suporte para o treinamento dos tutores locais e sistema de gestão de unidade via intranet.

Fonte: Jornal Conexão Sebrae Edição 83.
Foto: Cristiane Komiyama

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s