5 ideias de negócios lucrativos com baixo investimento

Lotes vazios em grandes centros tornam-se espaços facilmente aproveitados para despejo de lixo, desvalorização da região e poluição visual na cidade. Mas, nas mãos de empreendedores, tornam-se negócios lucrativos com baixo investimento em infraestrutura.

Mesmo que os planos a longo prazo para o terreno tenham outros objetivos, a curto e médio prazo, esses grandes espaços podem, pelo menos, reduzir os custos de manutenção e se autogerir, com o pagamento de impostos, por exemplo. Confira algumas ideias:

estacionamento
1 – Estacionamento

Terrenos vazios em ruas movimentadas e com dificuldade de vagas para carros podem facilmente se tornar estacionamentos diários e mensalistas. Os preços podem ser atrativos para fidelizar a clientela e as entradas podem contribuir com o pagamento da infraestrutura. Aliás, a infraestrutura exige vagas cobertas e descobertas (com diferença na tarifa), aproveitamento do espaço com vagas bem definidas, área para motos e uma guarita. Pelo menos três funcionários uniformizados são exigidos para que o negócio funcione bem: um no caixa e atendimento e outros dois manobristas habilitados. Se o terreno for grande, a comunicação via walk-talk pode tornar entrada e saída de veículos mais ágil.

Outra opção seria o empreendedor arrendar a infraestrutura para que o locatário assuma as responsabilidades de gerir o negócio.

horta

2 – Horta orgânica urbana

O mercado de hortas urbanas tem atraído cada vez mais vez pessoas, que veem na agricultura orgânica uma alternativa mais saudável. Como elas ficam na zona rural das cidades, em áreas conhecidas como cinturão verde, ter uma fresquinha perto de casa ou do trabalho é um privilégio.

Esse tipo de alimento costuma ter um valor agregado mais alto e uma clientela fiel. Conheça as diferenças entre a produção orgânica e a tradicional e confira as orientações para beneficiamento de mandioca, cultivo de alface, organização de processos e recomendações de manipulação e logística.

  • Identificação das hortaliças a serem cultivadas;

  • Aquisição de sementes e adubo;

  • Infraestrutura de irrigação;

  • Equipe de agricultores: manutenção, colheita e pré-lavagem;

  • Funcionário de atendimento;

  • Construção de um prédio para a quitanda e/ou montar uma barraca.

paintball

3 – Campo de Paintball

Esse jogo precisa de um ambiente inóspito: matagal, carros destruídos, moitas e um punhado de entulho. É ideal para terrenos amplos ou para prédios temporariamente abandonados (e em condições de uso). Baixe este arquivo com dicas para montar um paintball. O investimento deve ser na aquisição de:

  • Mobiliário (carros, obstáculos, maninhas);

  • Equipamentos de segurança individual;

  • Armas e munição;

  • Receptivo;

  • Equipe de atendimento e manutenção de equipamentos.

compostagem

4 – Compostagem comunitária

Não chega a ser exatamente lucrativo, mas ceder o espaço para vizinhança depositar lixo orgânico e transformar esse material em venda de húmus e de minhoca pode ser uma fonte de renda extra para o empreendedor. Como o custo é baixo e, com as condições adequadas, as minhocas se multiplicam rapidamente, logo o terreno se torna rentável. Dica: visite floriculturas e lojas de isca na região oferecendo o fornecimento de húmus e minhoca viva a preços competitivos. O preço unitário do minhocaçu, por exemplo, é de R$ 5 e o quilo do húmus, R$ 6.

É preciso deixar uma área com sombra para manter a temperatura mais fresca para que as minhocas não fujam:

  • Tela ou área sombreada;

  • Irrigação;

  • Matéria orgânica.

locação

5 – Locação de espaço para guardar equipamentos de construção

Obras próximas ao terreno podem ser uma oportunidade de negócio quando falta espaço para acomodar entulho, contêineres, tratores e outros equipamentos de grande porte.

Para tal, o terreno precisa estar limpo e ser vigiado 24 horas por dia, devido à responsabilidade com os bens de alto valor.

  • Seguro de equipamentos e/ou local;

  • Cerca elétrica;

  • Guarita 24h / dia.

Acesse os links do texto, pois contêm mais informações sobre cada atividade. Procure o Sebrae MS para orientações e para elaborar um plano de negócios.

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s