Já passei por isso | Gestão de pessoas por empreendedores experientes

Abriu a empresa e não sabe como motivar a equipe? A gestão de pessoas costuma ser o calcanhar de Aquiles dos negócios, pois os problemas começam na seleção sem critérios, na falta de desenvolvimento humano e ausência de avaliações e feedback do clima organizacional. Quando as empresas têm uma alta rotatividade na equipe, isso significam gastos com desligamentos e treinamento e desmotivação generalizada da equipe que fica.

Por outro lado, quando a gestão de pessoas é devidamente instituída na cultura da empresa, ela passa ser uma ponte entre as necessidades da empresa e as aspirações dos funcionários, resultando em melhores produtos e serviços para os clientes e maior lucratividade nos negócios.

Empreendedores experientes de micro e pequenas empresas em Campo Grande (MS) compartilham suas experiências e o impacto nos negócios ao investir na gestão de pessoas.

Confira as dicas e aproveite para se inscrever na próxima turma do curso de Gestão de Pessoas em Dourados (MS):

territorio

Primeiro, conquiste sua equipe: Diogo Wendling – Território do Vinho

“A equipe precisa ser encarada como aliado dos negócios. Faça reuniões periódicas, compartilhando estratégias e alinhando a expectativa da empresa com a realidade do cotidiano. Os funcionários precisam de treinamentos constantemente para manter o padrão esperado pela empresa e serem motivados a conquistar os objetivos lado a lado com os gestores. Investir em pessoas é transformá-las nos olhos do dono, pois elas não somente reagem ao cliente, mas passam a antecipar suas necessidades, promovendo uma experiência de completa satisfação no atendimento.”

wtw-1

Invista no potencial de cada indivíduo: Rodrigo Perez – Grupo WTW

“Empresas de serviços dependem de gente para funcionar e por este motivo é preciso acreditar em pessoas e explorar o potencial de cada um. É preciso recrutar com eficiência, reconhecendo as necessidades da empresa, o perfil de profissional esperado e oferecendo testes de seleção. Amigos e parentes são candidatos como qualquer outro e só devem entrar se preencherem os requisitos técnicos da função.”

brasilcowboy

Retenha talentos e capacite in-house: Oscar Tenuta Filho – Brasil Cowboy

“Se a empresa precisa de habilidades técnicas em falta no mercado, abra mão desses requisitos no recrutamento e seleção. O foco pode ser em pessoas com potencial de aprendizagem e a formação de pessoal capacitado pode ser in-house. Ao qualificar pessoas para um mercado afoito por profissionais capacitados, a estratégia adequada para reter estes talentos na empresa é investir na cultura organizacional e oferecer uma remuneração acima da média.”

portal

Seja transparente com a equipe: Guilherme Dias – Portal Educação

“Pela nossa experiência, esconder problemas ou mostrar que está tudo bem quando não está gera insegurança na equipe. É preciso abordar o assunto, qualquer que seja, de maneira correta, mostrando que somos um time. Até em assuntos espinhosos, como cortes estruturais, não adianta florear, é preciso fazer de uma vez. Isso é mais eficiente que tapar o sol com a peneira.”

vector

Um especialista pode apontar problemas: Paulo Roberto Donato – Vector Persianas
“Se identificar um problema de pessoas, seja em qualquer etapa – recrutamento, desenvolvimento ou avaliação – imediatamente procure um especialista que aponte as falhas na gestão, os pontos que precisam ser resolvidos imediatamente e aqueles que sinalizam um alerta. Os gestores, muitas vezes, imaginam fazer algo muito certo, mas essa sensação não é compartilhada pela equipe e precisa ser resolvida antes que gere uma crise. Seja humilde ao aceitar as falhas, pois identificar assertivamente os problemas é o primeiro passo para encontrar as soluções adequadas.”

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s