Quero abrir uma franquia, e agora?

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising – ABF, o setor teve um aumento de 8,3% no faturamento de 2015. Ao cruzar estes dados com as estimativas da Endeavor, que apontou tendências de negócios para 2016, é possível imaginar microfranquias de segmentos de nicho, serviços de entrega, manutenção de bens, alimentação saudável e, estética e beleza. Mas antes de dizer as palavras mágicas “quero abrir uma franquia” e imaginar o formato de negócio infalível e altamente rentável, confira as dicas abaixo:

nascer-bem

 

Avalie o seu perfil empreendedor

Franquias são modelos de negócios bastante procurados já que o formato já foi testado e poupa a gestão do empreendedor e, por vezes, acaba passando a impressão que uma franquia exige menos dedicação do empreendedor. A verdade é que, como todo modelo de negócio, há suas vantagens e desvantagens e o modelo nem sempre supre as expectativas do franqueado. Por isso, vale a pergunta: franquia é para você? Clique aqui e faça o teste.

Conheça a realidade do mercado sul mato-grossense

Havendo identificação com o formato, é preciso validar a ideia de negócio em um planejamento bem estruturado, avaliando o perfil de consumo na região e visualizando concorrentes, afinal, é preciso conhecer o potencial da empresa dentro de um contexto de consumo.

Pesquise sobre o formato e setor

Empresas em qualquer formato e com até dois anos, podem receber o atendimento Nascer Bem, que compõe uma série de treinamentos, palestras e consultorias. Através destas soluções, o Nascer Bem promove a vivência nos desafios cotidianos enfrentados por empresas de todos os setores e contribui com a maturação de ideias de negócio e de público.

Todos os anos o Sebrae oferece treinamentos voltados para franqueadores e franqueados, apresentando as boas práticas de negócios, técnicas de gestão e formatação. Neste link, você pode baixar o material gratuito com orientações detalhadas sobre o formato. Além disso, é possível acompanhar estudos sobre o setor no portal da ABF e desempenho anual das franquias brasileiras.

Também já listamos 9 sites essenciais para abertura de franquias e outro site recomendado é a Endeavor, que oferece pesquisas, cursos gratuitos e muito conteúdo sobre diversos setores da economia brasileira.

A recomendação básica sempre é: antes de investir tempo e recursos materiais para abrir um negócio, busque orientação de especialistas, informe-se sobre o setor e conheça o mercado que pretende atuar. Planejamento e validação de ideias tornam os negócios mais competitivos e maduros. Para orientações sobre franquias, procure o Sebrae!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s