Como criar uma empresa bem estruturada

eureka
Eureka, tive uma ideia!

O primeiro passo para criar uma empresa é encontrar no mercado local algo que não exista ou que pode ser melhor oferecido. Partindo de uma necessidade do consumidor, a ideia pode ser estudada para verificar a viabilidade econômica, tanto o capital inicial necessário para criação quanto a aceitação do público. Por isso realizar um criterioso estudo de mercado faz parte desta etapa de desenvolvimento de ideias.

escolha

Quanto vou precisar?

A empresa precisa se manter sozinha, mas o retorno do investimento inicial pode levar alguns anos para acontecer. Por esse motivo, é importante que o empreendedor não invista um capital que ele espera a rentabilidade a curto prazo, pois se for este o caso, existem outros formatos de investimento de baixo risco que podem ser mais lucrativos.

Se ele perceber que a empresa pode ser mais lucrativa a longo prazo e os ganhos vão compensar os riscos, é preciso abrir um CNPJ na categoria que vá funcionar e verificar junto às instituições bancárias possíveis linhas de crédito que possa acessar. Acompanhe a agenda do Dia do Crédito, que é um evento gratuito que acontece todos os anos no Sebrae e reúne diversas instituições financeiras sobre as linhas de crédito disponíveis e as mais adequadas para o perfil de negócio e categoria.

missão

Qual é minha missão?

A declaração de missão, visão e valores de uma empresa são tão importantes, quando levadas ao pé da letra, quanto a contratação de pessoal e definição de endereço. É a partir desses valores que pessoas poderão se identificar e se tornarem clientes, que o relacionamento com fornecedores e prestadores de serviço será pautado e o atendimento ao cliente.

endereço

Qual é o endereço?

Depois de validada a ideia e os recursos necessários, é necessário estudar as possíveis localizações para o ponto de venda, as necessidades de vitrine, espaço para estoque e readequação do espaço. Geralmente, profissionais de visual merchandising e arquitetos são fundamentais nessa etapa.

equipe

Quem vai trabalhar comigo?

A gestão de pessoas é um dos pilares de qualquer negócio, e já publicamos dicas valiosas de empreendedores experientes e o aprendizado com o tema. Também já conversamos com um especialista em RH sobre a necessidade de montar um time forte.

Por fim, monte um planejamento estratégico bem estruturado, desenvolvimento metas previstas para os próximos anos, invista assertivamente em marketing para o seu público-alvo e mensure os resultados da empresa. Sucesso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s