O que é empreendedorismo?

Algumas pessoas já nascem com maior qualificação para o empreendedorismo. Outras não tem tantos talentos inatos, mas isso não quer dizer que não possam aprender e desenvolver esses talentos. Esse desenvolvimento é fundamental para toda pessoa que almeja implantar e gerir um pequeno negócio.

Podemos perguntar, então, em primeiro lugar:

O que torna uma pessoa empreendedora?

Quais são os elementos essenciais da capacidade empreendedora?

Os diversos estudiosos do assunto reconhecem que os empreendedores têm algumas características básicas:

Iniciativa – São pessoas que não ficam esperando que os outros (o governo, o empregador, o parente, o padrinho) venham resolver seus problemas. Pessoas que começam coisas novas, iniciam. A iniciativa, enfim, é a capacidade daquele que, tendo um problema qualquer, age: arregaça as mangas e parte para a solução.

Auto-confiança – O empreendedor tem auto-confiança, isto é, acredita em si mesmo. Se não acreditasse, seria difícil ele tomar a iniciativa. A crença em si mesmo faz o indivíduo arriscar mais, ousar, oferecer-se para realizar tarefas desafiadoras, enfim, torna-o mais empreendedor.

Aceitação do risco – O empreendedor aceita riscos, ainda que seja muitas vezes seja cauteloso e precavido contra o risco, a verdade é que ele o aceita em alguma medida.

Sem temor do fracasso e da rejeição – O empreendedor fará tudo o que for necessário para não fracassar, mas não é atormentado pelo medo paralisante do fracasso. Pessoas com grande amor próprio e medo do fracasso preferem não tentar correr o risco de não acertar – ficam, então, paralisadas.

Decisão e responsabilidade – O empreendedor não fica esperando que os outros decidam por ele. Ele toma decisões e aceita a responsabilidade que acarretam.

Energia – É necessária uma dose de energia para se lançar em novas realizações, que usualmente exigem intensos esforços iniciais. O empreendedor dispõe dessa reserva de energia, vinda provavelmente de seu entusiasmo e motivação.

Auto-motivação e entusiasmo – Pessoas empreendedoras são capazes de auto-motivação relacionada com desafios e tarefas em que acreditam. Não necessitam de prêmios externos, como compensação financeira. Igualmente, por sua motivação, são capazes de entusiasmarem-se com suas idéias e projetos.

Controle – O empreendedor acredita que sua realização depende de si mesmo e não de forças externas sobre as quais não tem controle. Ele se vê como capaz de controlar a si mesmo e de influenciar o meio de tal modo que possa atingir seus objetivos.

Voltado para equipe – O empreendedor em geral não é um fazedor, no sentido obreiro da palavra. Ele cria equipe, delega, acredita nos outros, obtém resultados por meio de outros.

Otimismo – O empreendedor é otimista, o que não quer dizer sonhador ou iludido. Acredita nas possibilidades que o mundo oferece, acredita na possibilidade de solução dos problemas, acredita no potencial de desenvolvimento.

Persistência – O empreendedor, por estar motivado, convicto, entusiasmado e crente nas possibilidades, é capaz de persistir até que as coisas comecem a funcionar adequadamente.

 

VOCÊ TEM PERFIL EMPREENDEDOR?
Faça o teste online e descubra. É simples, rápido e grátis. Basta clicar AQUI.

 

CLIQUE AQUI e leia os posts relacionados ao tema “Empreendedorismo” que foram publicados no blog.


Fonte: www.sebrae.com.br e www.geranegocio.com.br

22 comentários

  1. Ola .sou olivia e pretendo abrir uma loja .e gostaria de saber q curso devo estar me aperfeicoando inicialmente pra ter sucesso na minha loja .obrigado

    Curtir

  2. Sou um empreendedor nato, porém nem sempre tudo que tentei deu certou ou obtive resultados satisfatórios, essa é uma das grandes coisas que acontecem para desanimar e fazer repensar se realmente vale ou não ser um empreendedor.
    Mais o fato é que, quando você cai, você deve mudar a estratégia e não parar, mudar o foco, rever os erros e conceitos, e o mais importante, assumir que as falhas fizeram tomar aquele rumo.
    Hoje sou empreendedor no ramo de MMN, trabalhar com a MonaVie, digamos que nunca tive rendimentos como tenho hoje, ganho bem, viajo pra todo lado e ajudo as pessoas a ganharem dinheiro, sempre me havia visto fora de coisas assim.
    O negócio é batalhar, ir atrás seja lá naquilo que achar melhor, e dedicar mesmo que as coisas fluem.
    Abraços e boa sorte a todos.
    Anderson
    monaviemgbr@gmail.com

    Curtir

  3. Muito bom seu comentário e observações, Renan.
    Obrigado por sua contribuição e participação.

    Volte sempre ao nosso blog.

    Abraço,

    Sebrae/MS.

    Curtir

  4. Sei que o post é antigo, mas achei interessante e vou acrescentar uma pequena contribuição:

    O que acontece na prática na vida de um empreendedor é exatamente o que esse post relata. Você tem que tomar decisões muito importantes rapidamente em questão de segundos e isso pode comprometer a vida da empresa durante anos.

    Ao mesmo tempo em que motiva sua equipe a produzir mais e com qualidade tem que conquistar novos clientes para garantir a participação da empresa no mercado, além da auto-motivação e entusiasmo o tempo todo.

    As atitudes de pessoas empreendedoras não se limitam ao ser dono do seu próprio negócio como a maioria acredita, empreendedorismo vai muito mais além, por exemplo: Você pode ser um colaborador e ter uma visão empreendedora do negócio da sua empresa contribuindo com inovações gerando um retorno para a marca mais valiosa que você possui: Seu nome.

    Para conseguir uma boa rentabilidade você precisa preencher necessidades de consumidores potenciais em troca de recursos financeiros, esse consumidor potencial pode ser o seu próprio chefe e/ou sua empresa. Pensem nisso!

    Finalizo minha contribuição com esse post com uma frase que vi esses dias de um autor desconhecido:
    “A adrenalina de tomar decisões e correr riscos mantém o meu sangue correndo nas minhas veias”

    Curtir

  5. olá sr. Jr, Andrade,

    Por acaso nunca pensou na ideia de ir a Africa?
    Já pensei em algo parecido e cá talvez as opoturnidades sejam amplas pois temos muita carencia de profissionais. nada é tão fácil acredito que fazendo difença vence-se.
    tenho já algum empreendimento. muito pequeno mas acreditei nele e está aí a dar. Não é minha área a cozinha mas aprecio bastante quem a faz.
    podes até abrir uma escola de culinária. eu cá posso auxilia-lo caso esteja interessado em cá vir.
    tenho certesa de que se sabe fazer o mercado está aqui a espera.
    cmpts

    Curtir

  6. Boa Tarde.

    meu email na primeira
    msg nao estava correto

    Ficaria muito contente por uma resposta.
    Comprimentos Sinceros

    Jr,Andrade

    Curtir

  7. Boa Tarde.

    Gostaria de obter uma orientacao..
    Sou Brasileiro e moro na Europa a muitos anos,sou cosinheiro
    e ja trabalhei em varios restaurantes de nome.
    Mais como todo mundo tenho a vontade de abrir o meu propio
    restaurante no Brasil.
    Como devo agir..
    Como um emprendedor ou como devo atuar?

    Ficaria muito contente por uma resposta.
    Comprimentos Sinceros

    Jr,Andrade

    Curtir

  8. Gostaria de ter uma renda extra, tenho muitas dúvidas como me orientar saber o que devo fazer quero trabalhar fabricando bijuterias.

    Curtir

  9. Olá gostaria de enviar uma sugestão de pauta sobre a participação do Mato Grosso participa nos Jogos Mundiais do Trabalhador.

    Sobre:

    Os Jogos Mundiais do Trabalhador são promovidos pela Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT). O SESI participa da competição desde 1995 com trabalhadores-atletas classificados na fase nacional dos Jogos do SESI, que é considerado o maior evento esportivo classista do país

    Curtir

  10. Quero fazer parte dessa idéia, pois terminei o ensino fundamental, esteou fazendo um cursor de gestão empresarial meu sonho e cursar uma faculdade nessa área ,quando visitei esta pagina gostei muito, trabalho, com venda, preciso sempre esta buscando conhecimento.

    Curtir

  11. Obrigado por ter lançado este desafio de consciessalidade sobre o nosso futuro empresarial.

    Quero desde ja tecer algumas considerações em torno do Tema emprendedorismo como uma ferramenta de um bom gestor.

    Fale me das etapas tendo em conta as suas caracteristicas e a possivel relação com a globalização para os paises em desenvolvimento como; Moçambique, Angola entre outros.

    Curtir

  12. Hoje eu Gostaria de Fala sobre Um Tipo de enpreendedorimos UQ pode ser feito com farias pessoas

    Abri o seu proprio cormercio
    Abri comentario sobre o empreendedorimos

    Curtir

  13. Olá Sr. Thiago Bom Dia!
    Eu Gostaria de Fala que eu trablho com estrumento feios
    Sei Fazer Estrumento COm Objetos reciclaveis
    eu e Meu Colegas gostamos de fazer Brinquedos para vende para nso abri o nome empreendedorismos.
    Thau Beijos ^^

    Curtir

  14. Olá Sr. Rubens Bom Dia!
    Existem vários meios onde o senhor pode estar divulgando as fotos e o cardápio do seu estabelecimento na internet.
    Caso o senhor ainda não tenha, seria fundamental a criação de um site para o seu empreendimento, ou até mesmo um Blog. Essas ferramentas são excelentes para a divulgação que o senhor procura!
    O Senhor conhece o Twitter? Pelo Twitter o Senhor poderia mandar noticias de promoções de lanches ou espetos do dia e assim por diante.
    (Isso irá variar de acordo com o cardápio e a variedade de produtos do seu estabelecimento).
    Outra saída seria a criação de uma comunidade no Orkut “Kadosh Espetos e Lanches”…
    Existe também uma ferramenta chamada Flickr. …O Senhor poderia estar divulgando as fotos do seu estabelecimento nela!
    Antes de qualquer decisão seria interessante realizar uma pesquisa com os clientes da região do estabelecimento do senhor, verificando com eles quais os meios da internet que eles mais utilizam. Ver se é o Orkut, Blog, Twitter, Flickr, e assim tomar uma providência cabível referente aos resultados obtidos!
    Espero ter lhe ajudado… Um grande abraço!

    Curtir

  15. Acredito estar enquadrado em boa parte dos itens abordados neste post; vou dedicar mais tempo e participar mais dessa página. Parabéns pela página. Começamos em familia e em nossa propria residencia um ponto de venda de “espetinhos”, posteriormente lançamos lanches com disk entrega, hoje denominado Kadosh Espetos e Lanches.
    Agregamos e estamos também entregando, Espetos, Lanches, Sobá, Yakisoba e Caldos, isso há 9 meses. A luta esta grande mais acreditamos e esperamos retorno mais para o final do ano. A minha maior deficiencia é no tocante a controles; até sei como fazer, mas não tenho a devida paciência. Preciso de ajuda e desejo informações sobre como divulgar fotos do local e o nosso cardápio na internet.
    Obrigado.

    Curtir

  16. Olá Sr. Ivan, Bom Dia!
    O Sebrae possui ferramentas que pode auxiliá-lo na hora de sua decisão.
    O Sr. conhece o Empretec ?
    O Empretec é uma metodologia desenvolvida pela ONU, e implantada no Brasil pelo Sistema Sebrae. Para empresários, futuros empresários e profissionais liberais, interessados em desenvolver comportamento empreendedor, e potencial competitivo, fazendo com que ele se familiarize e se identifique com as características presentes nos empresários bem sucedidos.
    O Senhor pode estar consultando o cronograma do Empretec clicando aqui.
    Além dessas ferramentas o senhor pode também estar agendando uma consulta com um de nossos consultores pelo telefone 0800 570 0800.
    Obrigado!

    Curtir

  17. olá, eu e minha esposa, trabalhamos com confecção de roupas,gostamos muito do fazemos, pois fazemos com muito prazer. Embora trabalharmos com confecção não temos firma aberta devido ao nosso medo de “encarar”, sempre esbarramos naquela velha conversa… (e se não der certo como vai ser?). Sabemos que não estamos agindo com empreendedorismo e confiança, mas o tempo vai passando e sempre fica pra depois. Mas agora quero toma uma posição, quero agir , por isso, toda ajuda que vier sera bem vinda… agradeço e espero contato. Obrigado.

    Curtir

  18. Para mim empreendedorismo tem mais a ver com a segunda colocação deste post:
    “O processo de iniciar e gerir empreendimentos”

    Não vejo como sendo “A capacidade individual de empreender”, pois isso é do Empreendedor, assim como também acredito que não seja um movimento social, pois se dá individualmente e não através de grupos ou conjuntos de pessoas.

    Creio que é mais um conceito e menos uma definição: a palavra “Empreendedorismo” é um neologismo derivado da livre tradução de entrepreneurship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.

    Curtir

Deixe um comentário