Custo orçado e realizado!

O custo orçado é originário da composição de itens que estimados nos dão o valor do preço dos serviços. Em prestação de serviços de forma continuada ao apresentar a proposta de preço ela deve basear-se em fatos futuros, não existe no instante da formulação dos preços o perfil exato do principal elemento na composição dos custos.

Enquanto que o custo realizado é o resultado real de todo o valor desembolsado. Recomenda-se então as análises comparativas, de um lado o custo orçado do outro o realizado. Existindo diferenças que sejam sempre sobras do custo orçado!

Muitas empresas por não conhecerem o custo real, buscam profissionais que possam orientar os seus valores em um mercado altamente competitivo.

Alguns desses conhecem realmente a atividade, outros curiosos e outros descuidados. Ao propor a parceria com estes profissionais baseada em percentuais sobre os serviços conquistados, se torna uma arma muito perigosa!

O proponente real não tem nenhum vínculo empregatício com a empresa, não tem responsabilidade sobre o futuro do contrato, apenas vem para o processo, oferece preços sem a mínima garantia e recebe pelos seus serviços. O contrato na prática poderá ser inexecutável. A partir de então conhecemos a conseqüência de todo o processo, o tomador acaba assumindo o passivo trabalhista e o mercado acusa a atividade entendendo que ela é composta de irresponsáveis. Não existe milagre!

O conhecimento da atividade indica o seguinte procedimento, no levantamento físico que deve ser obrigatório, são dimensionados os potenciais de pessoas, as quantidades de equipamentos, os materiais de consumo, os materiais de higiene pessoal, acessórios dos equipamentos, valor da garantia de contrato, algumas cláusulas definidas em convenção. Ao fazer o orçamento com parcimônia e critério objetivo a margem de erro nestes itens pode ser insignificante. O problema está em quem irá executar as tarefas!

A distância entre a empresa e o cliente indica os custos de entrega de equipamentos, materiais entre outros, partindo de uma base lógica e física incontestável. Mas o trabalhador que irá executar as tarefas, de onde ele partirá? Como é sua saúde? Quais são os problemas particulares dele?  A sua individualidade não permite mensurar com precisão os seus atos.

A base para promover o valor estimativo será sempre sobre a história estatística de outras pessoas. Antes de contratar afirmamos que irão faltar 5 dias por ano por motivo de doença, que irão se ausentar 1 ou 2 dias ao ano por motivo justificado! Afirmamos que ao final do contrato em sua dispensa ele escolherá a opção de trabalhar sem a ausência de 2 horas diárias! Cada trabalhador tem a sua produtividade, seus direitos de escolha e sua própria forma de ser. Estes fatos que diferenciam as pessoas alteram conceitos econômicos ao calcular o preço dos serviços. Portanto a ponderação no momento do preço deverá ser seguida pela equipe toda, operacional, supervisão e principalmente pelos responsáveis do acompanhamento dos contratos. Não pode haver desvios negativos, não é permitido prejuízo! Não podemos nos enganar.

Na composição do preço a mão de obra mais os encargos sociais formam a preponderância dos desembolsos dos gastos, por isto a importância de centrar nestes itens o seu esforço principal.
Então, recomenda-se muito critério, conhecimento da atividade, domínio dos custos e acompanhamento da execução contratual físico financeiro.

 

Artigo de Vilson Trevisan.

Enviado por Floriano Medeiros Sarrat (Sebrae/MS)

7 comentários

  1. Hey! This is my first visit to your blog! We are a team of volunteers and starting a
    new initiative in a community in the same niche. Your blog provided us valuable information
    to work on. You have done a outstanding job!

    Curtir

  2. Olá Anderson, Bom Dia!
    Seria interessante você estar buscando a ajuda de um de nossos consultores.
    Além dessa sua dúvida, outras informações necessárias para o seu negócio serão esclarecidas.
    Disponibilizamos o serviço de consultoria pelo telefone: 0800 570 0800.
    Aguardo seu retorno Anderson.
    Obrigado!

    Curtir

  3. Olá Rosane, Bom Dia!
    Você pode obter a informação que precisa.
    Nós aqui do Sebrae oferecemos a orientação dos nossos consultores sim.
    Você pode estar agendando uma consulta pelo 0800 570 0800.
    Aguardamos seu retorno.
    Obrigado!

    Curtir

  4. Prezados Boa Tarde,

    Gostaria de obter suma ajuda:

    Tenho o interesse de comprar uma franquia no ramo de alimentação e colocá-la em funcionamento em um Grande Shopping no Rio de Janeiro. Não tenho recursos financeiros para isso, mas o investimento que seria de R$ 60 a 70 mil reais, tem retorno certo entre 12 a 18 meses para retorno do capital investido.

    Gostaria de saber se existe a possibilidade de eu conseguir esse crédito para começar esse meu negócio. Não tenho empresa aberta (pessoa jurídica). Gostaria de saber de vc dicas sobre como obter esse crédito no mercado.

    Seria necessária constituir uma Pessoa jurídica antes?

    Por favor me ajude, um abraço e obrigado pela disponibilidade,

    Anderson Alves

    Curtir

  5. Gostaria de uma sugestão para abrir uma micro empresa:
    Tenho pouco capital por isso gostaria que o sabrae me orientasse sobre as possibilidades de investimento.
    Tenho em mente dois negócios:
    1º seria uma loja de queijos, vinhos e iguarias.
    2ª seria uma micro empresa de guardar objetos pessoais e domésticos, tipo a pessoa vai viajar e quer guardar algo importante, ou não tem lugar na casa ou aptº deixaria neste local.´
    O que preciso para abrir ambos os negócios
    Qual delas seria mais vantajoso e o capital inicial como seria.
    Aguardo orientação dos consultores.
    Obrigado Rosane

    Curtir

  6. Gostaria de saber , qual o caminho que devo trilhar para montar uma loja especializada em roupas para idosos.

    Obrigado!

    Renato Augusto

    Curtir

Deixe um comentário